Igrejas do Distrito de São Domingos de Bocaina

Informe do Bem Cultural
Igreja de São Domingos de Gusmão
Distrito de São Domingos da Bocaina

        São Domingos da Bocaina é uma das mais antigas povoações do Município de Lima Duarte. Atualmente é distrito deste município. Surgiu com a exploração do ouro. Em 1791, quando da instalação da Vila Barbacena, a ermida de São Domingos, já era ponto de referência de confrontação de limites da nova vila com a cabeceira do Rio do Peixe, onde está São Domingos.
        Em 1908 o Padre Carlos Otaviano Dias fez reconstruir a capela sobre os alicerces de uma anterior que se encontrava arruinada. A capela situa-se numa colina circundada pela Vila de São Domingos. A silhueta da igreja segue as linhas pesadas de alguns templos barrocos, principalmente nas suas laterais e nos fundos, tendo um contraste flagrante com sua elegância e a leveza da fachada.  Sobre a fachada existe uma torre lembrando o gótico.
        Além da nave principal e do santuário, a construção é composta de duas sacristias situadas nas laterais e a fundo. Possui também um adro que outrora foi cemitério.
        A fachada é multifacetada. Duas colunas sustentam a torre que possui traços góticos e suas extremidades e centro, pequenos obeliscos, estando o central encimado por uma cruz de alvenaria. Logo abaixo da torre encontra-se uma anela em madeira e vidro. Nas partes laterais da fachada estão às janelas, como a anterior e, abaixo óculos. Acima da porta, um relógio. A capela possui as cores branca e ocre. A porta principal é toda talhada em madeira com almofadas de cor creme. A guarnição é esculpida em pedra.
        As laterais apresentam três patamares construídos. Nelas se encontram quatro janelas e duas portas. Sobre as sacristias estão entradas de luz, uma em cada lado. Nas laterais são também encontrados cinco colunas de sustentação. Na parte traseira, mais cinco colunas. O telhado é arrematado com eiras e beiras.
        O adro é todo gramado e circundado por uma mureta em cimento, outrora em adobe. Possui três cancelas de entrada, uma na frente e as outras nas laterais.
        O interior do templo está dividido em nave central e santuário. Mais uma vez fica patente o contraste: na parte lateral são encontradas imponentes colunas e arcos em estilo romântico, e ao mesmo tempo, a singeleza dos altares. As colunas dividem a nave em três ambientes, formando as capelas internas de Nossa Senhora de Lourdes e Sagrado Coração de Jesus. O piso da nave que anteriormente era de tábua corrida foi substituída por ladrilhos, sob a coordenação de Olívia Mendes de Oliveira, em 1938.  O forro é em tábuas fixadas junto ao telhado, apresentando travessões de madeira. Nas paredes, pequenos nichos contando um total de seis. Nas laterais do arco cruzeiro, pintura de anjos sobre nuvens com turíbulos. O coro, nos fundos da nave é sustentado por colunas, sendo as mesmas que sustentam a torre da igreja. O peitoril é em gradil de madeira trabalhada. A escada de acesso é em linha reta. Pelo coro chega-se ao campanário. Abaixo do coro encontra-se a pia batismal do lado do Evangelho.
        O altar de Nossa Senhora de Lourdes é todo em madeira policromada. Seu retábulo recebeu pinturas fitomórficas, possuindo nas laterais peanhas para imagens. Na parte superior, reproduções de anjos envoltos por madeira entalhada. Ainda compõem o altar duas mesas em degraus. O trono de Nossa Senhora tem as suas beiradas contornadas por entalhes de madeira azul.
        O altar do Sagrado Coração de Jesus possui na parte inferior, uma vitrine com a imagem do Senhor Morto. É todo em madeira policromada. O retábulo recebeu pinturas de jarros com flores e peanhas para imagens. Na parte superior, pintura de anjos que sustentam uma hóstia. O trono do Sagrado Coração tem suas beiradas contornadas por entalhes dourados. Possui duas mesas em degraus.
        O piso do Santuário se encontra mais elevado que o da nave. Logo na entrada está à mesa para celebrações litúrgicas. No fundo, o altar-mor todo em madeira pintada em branco, azul e dourado. A primeira mesa do altar possui seus cantos em “S” trazendo ao centro um escudo esculpido na madeira com florões e formas geométricas. Acima do segundo degrau está o sacrário com porta ricamente entalhada e reproduzindo um cálice com uma hóstia raionada. O frontispício apresenta quatro colunas em linhas retas que sustentam na parte superior jarrões com flores. Na lateral do lado do Evangelho uma peanha com a imagem de Santo Antônio. E do lado da Epístola, a imagem de São Lázaro. No centro, o trono de São Domingos composto por cinco degraus que têm suas beiradas com entalhes rendados. Acima do trono, uma pintura reproduzindo o símbolo dos dominicanos.



















Informe do Bem Cultural
Igreja Nossa Senhora do Rosário do Distrito de São Domingos da Bocaina
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi reerguida no início do século XX, no arraial de São Domingos, após ser demolida na Fazenda Cedro e transportada para o sítio em que se encontra.
Sua planta é composta por uma secção de forma retangular. Apresenta um único altar, ou seja, o retábulo - mor, todo em madeira, ocupando totalmente a parede frontal, dividido em três partes:
Na parte superior um monograma de Nossa Senhora, constituído por uma cruz azul com um livro vermelho na base, rodeado por uma guirlanda de flores brancas e dois ramos verdes cruzados na parte superior ladeando o monograma dois anjos toscamente pintados e atrás dos mesmos jarros de flores;
Na parte central quatro colunas em linhas retas com entalhes fitomórfos. Nos intercolunos peanhas com imagens. O camarim é ornado com volutas entalhadas e douradas, possuindo um trono com quatro degraus. Ao fundo, uma pintura representando um cortinado franjado e motivos fitomórfos. O teto com pinturas em forma de losango raionados.
Na parte inferior existem duas portas laterais que dão acesso a pequenas sacristias. No centro, a mesa do altar com o sacrário.
Predomina no retábulo a cor azul, aparecendo também o rosa, o branco e o dourado.
As paredes são pintadas em branco e barradas em azul. O forro é de tábua corrida de cor azul. O coro com escada de acesso em linha reta, com gradil entalhado e dois tipos de balaústres. Todo o coro é em madeira e policromia azul. O piso em ladrilho branco e preto.
A parte externa em tijolo rejuntado com quatro colunas em cada lateral. A cobertura em duas águas e telhas curvas, possuindo eiras e beiras. Em cada lateral uma porta e acima delas um óculo.
A fachada com platibanda e (cornijas). No centro uma cruz e o pára-raios, nas laterais pequenos obeliscos. No meio do tímpano, sobre a cimalha, o campanário. A frente é composta por duas colunas laterais e duas janelas em madeira almofadadas e balaústres. A porta principal em almofadas raras, com sobreverga em alvenaria, trazendo no centro um coração vermelho de onde sai uma cruz azul, assim como as partes e janelas. O degrau de acesso é de laje, de pedra única e lapidada. Os alicerces são cobertos de tinta azul. Toda a igreja é circundada por uma calçada cimentada de 80 cm.









Nenhum comentário:

Postar um comentário