Igreja de Rancharias

Descrição e Análise do Bem Cultural
Igreja de São Sebastião da Rancharia
        O povoado da Rancharia é um dos mais antigos de Lima Duarte, está situado no Distrito de Conceição de Ibitipoca. Surgiu de ranchos de tropeiros que ficavam na ligação de São João Del Rey ao Rio de Janeiro, datando do final do Século XVIII.
        Em 1947, a Igreja tomou a atual forma, ficando situada em uma colina circundada por mais de dez casas. Em estilo colonial possui a fachada com duas janelas e a porta principal. A platibanda é composta por três etapas sendo arrematadas nas extremidades por obeliscos. No centro está o campanário e acima, um meio circulo com uma estrela circundada. A platibanda é arrematada por uma cruz de metal. Em cada lateral existem três janelas e uma porta. Toda parte externa é pintada em branco com

detalhes em azul. A igreja é circundada por muros e um gradil. O telhado é em telha francesa com duas águas.
        O interior do templo está dividido em nave central, e duas pequenas sacristias. O altar-mor é em alvenaria e recebeu pintura que imita o mármore. Possui quatro colunas de sustentação. No centro, o nicho de São Sebastião e acima deste uma cruz de metal com os extremos em trevos trazendo as seguintes inscrições: “Principiado em agosto de 1872, e acabada em 30 de abril de 1874, feita pelos Alferes Carlos Roz da Cunha”. O interior do nicho é composta por três degraus e o fundo do mesmo representa um céu com nuvens e muitas estrelas douradas. Nas laterais do mesmo, as imagens de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Graças. Junto ao altar-mor encontra-se duas portas que dão acesso às sacristias.
        Por todas as paredes da Igreja existe uma barra imitando madeira e no arremate da mesma, florões em azul, sendo o restante da parede em branco. Nos fundos encontra-se o coro sustentado por duas colunas de madeira com gradil também em madeira. O acesso ao mesmo é feito por uma escada em caracol. O piso é em cerâmica vermelha e branca. O forro é em saião.















Um comentário:

  1. Gostaria de saber um pouco mais sobre a história do Cemtério da Rancharia. Ainda não consegui achar nada na net, vc teria alguma sugestão?

    ResponderExcluir