Oratórios de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e de Santo Antônio

Descrição e Análise do Bem Cultural
Oratório de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

        Trata-se de uma peça do século XIX, vindo da Fazenda do Engenho, localizada nos Baías Lima Duarte.
        Foi confeccionado em madeira e recebeu uma camada de verniz.
        De linhas retas e retangulares, apresenta no corpo principal da peça, na parte inferior e superior detalhes retos e em alto relevo de madeira. Sua porta é envidraçada e presa por duas dobradiças e por um fecho metálico.
        O oratório é coroado por ornatos em forma de volutas, apresentando cada uma sete pontas; As duas volutas unem-se na parte superior por uma cruz, assentada sobre um pequeno círculo.
        O interior do nicho possui suas partes revestidas por um papel comum sendo nele fixadas várias estampas de santos. Em um degrau encontra-se a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e ainda as imagens de Nossa Senhora das Graças e Santo Antônio.
        O oratório está num canto do quarto principal sobre uma tábua de canto.



Descrição e Análise do Bem Cultural

Oratório Santo Antônio
        O oratório de Santo Antonio encontra-se hoje no Sítio Água Limpa. É uma peça de forma retangular, linha reta e confeccionada em madeira.
        Possui na parte inferior um acabamento em madeira e alto relevo com duas portas de duas bandeiras, cada uma com três retângulos em alto relevo. As portas estão presas por dobradiças metálicas e aparentes.
        O coroamento do oratório é em linhas retas, ou seja, sistema de duas águas, com beiradas arredondadas, sendo as superiores (quatro) com sulcos, arredondadas por um losangulo, onde ficava uma cruz. A platibanda possui duas estrelas enfileiradas e centrais, com seis pontas cada uma.
        O interior é simples, apresentando um trono de três degraus.
        Em 1997, o oratório foi todo coberto com uma tinta azul claro.
        O Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Lima Duarte mandou restaurar esta peça em março de 2000. Sendo recuperado suas cores originais e ornatos.
         Na parte externa foi encontrada uma camada de tinta azul colonial. Sobre os retângulos das bandeiras da porta foi encontrada a pintura de tulipas. No coroamento da peça os detalhes em dourado, formando volutas.
        No interior as portas trazem pintados os atributos de Santo Antônio: o lírio e o livro. Nas paredes internas nuvens em movimento sob um céu com estrelas, arrematado por um dossel, preso por pingentes o trono é marmorizado.








Nenhum comentário:

Postar um comentário