Igreja do Rosário de Lima Duarte

Informe Histórico do Bem Cultural

Igreja Nossa Senhora do Rosário

        A Igreja do Rosário foi edificada durante o paroquiado do Pe. Pedro Nogueira, sendo projetada pelo arquiteto alemão Carlos Baumgratz que também traçou a Igreja da Boa Morte em Barbacena. Recebeu sua bênção solene por provisão de Dom Antônio Maria Côrrea de Sá e Benevides, Bispo de Mariana, no dia 20 de abril do ano de 1888 pelo Pe. José Maria Ferreira Veloso, servindo testemunhas o vigário Pedro Nogueira, o tenente-coronel João de Deus Duque, João Antônio de Paiva e o Capitão Manoel Antônio Duque.
        Construída na Praça Juscelino Kubitschek, esteve o velho templo servindo aos atos religiosos por longos anos até que no paroquiado do Cônego João Severo Ramos de Oliveira foi reformada completamente com donativos dos fiéis e benfeitores, sendo benta em agosto de 1955, por Frei Sebastião Tauzin.
        Até o início dos anos 60 a Matriz de Nossa Senhora das Dores tinha a sua sede transferida para esta Igreja sempre no mês de outubro (dedicado no calendário litúrgico à devoção do Santo Rosário de Maria), e ali eram oficiadas comoventes cerimônias que culminavam com as celebrações da festa ao fim do mês às quais concorriam grande número de pessoas.
        A Igreja Nossa Senhora do Rosário é hoje a mais bonita da área urbana, sendo muito procurada para casamentos e outros acontecimentos devido a sua excelente acústica.
        No passado era muito procurada pela população negra que ali realizava festas anuais em homenagem à padroeira e que culminavam com a exibição do congado.















Nenhum comentário:

Postar um comentário