Prédio da Prefeitura Municipal de Lima Duarte

Informe do Bem Cultural
Prédio da Prefeitura Municipal de Lima Duarte

        A atual sede da Prefeitura Municipal é um símbolo de luta dos limaduartinos pela emancipação do município e da comarca.
        Situado na Praça J.K., em uma parte central da cidade, encontra-se o imponente prédio que teve sua construção concluída em 1898, para ser a sede da comarca e da cadeia pública.
        Possui linhas pesadas, lembrando o estilo romântico com porta e janelas em arcos grandiosos. É composto por dois pavimentos.
        A prefeitura guarda em sua fachada uma saliência do corpo principal onde está situada uma grande porta de entrada em arco e de madeira almofadada. Sobre o portal um friso em alto relevo e uma inscrição em metal “Prefeitura Municipal”. Com duas janelas em arco no térreo fechadas com grosso gradil e na parte superior estão quatro janelas no mesmo estilo, porem, envidraçadas.
        A platibanda em linhas retas é arrematada no centro por um triangulo em alto relevo com uma estrela de oito pontas com data de 1898.
        A outra fachada, em linhas mais sóbrias, possui uma porta de entrada em madeira almofadada e sobre a mesma, um óculos gradeado e duas janelas em arco gradeadas. Na parte superior estão três janelas envidraçadas.
        As laterais guardam o mesmo estilo do prédio com um total de dez janelas.
        A construção tem como partido arquitetônico retangular.
        A construção dos dois pavimentos foi erguida em duas etapas: o térreo e parte do andar superior, em 1898 e o salão nobre, situado no 2°andar em 1918.
        O prédio é rodeado pelas ruas que compõe a Praça J.K. Suas janelas somam um total de quarenta e uma, sendo todas em arcos e as do térreo são gradeadas e enquadradas em argamassa, fechadas por madeiras em duas folhas.
As paredes do 1° andar possuem 100 cm de espessura e são todas em pedras revestidas com argamassa e pintadas de fundo creme e os detalhes em alto relevo em cáqui.
A cobertura do bloco se faz com telhado de quatro águas utilizando telhas francesas com as extremidades embutidas em platibandas que circunda todo o telhado e está apoiada em estrutura de madeira.
O interior do térreo, após a reforma de 1984, possui cinco salas, uma instalação sanitária e um amplo hall, conservando as portas gradeadas das antigas selas.
O acesso ao andar superior é feito por ampla escadaria em madeira, com corrimões de balaústres torneados, e os degraus, revestidos de carpete vermelho.
De frente para a escada está o imponente salão nobre com piso de tábuas corridas, forro envernizado de onde pendem lustres de bronze.
Existem ainda quatro salas, cantina, instalações sanitárias e ampla sala de espera. Todo o piso é em tábuas corridas.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário